A urbanização Quinta das Âncoras e Quinta das Gaivotas, são urbanizações que estão a ser afectadas por vários problemas e situações que necessitam de resolução.

Os problemas iniciam com os acessos e a mobilidade, pois quem utiliza os acessos a nascente ou a poente pela zona industrial, não existe passagem para peões e mesmo para os automóveis as entradas são deficientes.

Depois de falarmos com alguns residentes e visitarmos o local, ficamos com mesma imagem de quem visita o loteamento “Cerro Azul”, os cidadãos que residem actualmente no local pagam os seus impostos e vêm-se privados do que seria a responsabilidade da autarquia.


Desde um local designado como jardim, a um espaço desportivo sem manutenção, a um espaço designado de parque infantil, a falta de passadeiras, a necessidade de colocação de lombas de modo a evitar a velocidade, passeios sem calçada, entre outros problemas que podem e devem ser resolvidos.

Quem se desloca a pé em direcção à zona industrial, na saída da urbanização, é obrigado a caminhar dentro da estrada, não existem passeios.
A sua vida é colocada em perigo, pois existe um cruzamento de onde os veículos que circulam em sentido inverso, têm uma visão muito reduzida sobre os peões, devido a obstáculos existentes no local.


O mais preocupante é que o trajecto é utilizado por crianças e jovens em época de escola, que vão a pé em direcção à paragem do Minibus, existente junto da saída da Docapesca. (de relembrar também, que na Zona Industrial não existem passadeiras.)
Outro problema é o acesso a nascente, em direcção à sede do Parque Natural, quem circula a pé tem que circular dentro da estrada, pois não existe recurso a passeio.


Quem quiser circular em direcção a norte para a Rua Gulbeiken, terá de passar pela linha do comboio, numa abertura na vedação, que foi criada pelos cidadãos que têm a necessidade de aceder entre o lado norte e o lado sul de Olhão, e que a resolução deste problema que já é antigo (As passagens dos peões ao longo da linha do comboio) tarda em resolver.
Esta situação é considerada muito perigosa, pois com as melhorias que foram realizadas na linha, o comboio faz menos ruído, quando passa no local.


O que se intitula de espaço verde, são lotes de terra abandonados, onde a limpeza e manutenção tardam a acontecer.

Existe ainda a necessidade de terminar a construção de passeios.


Existe também um Campo de Ténis que é utilizado por jovens, que como não existe manutenção, utilizam canas para segurar a rede, e assim poder jogar.
A manutenção do local é urgente pois é um espaço que ocupa os jovens com actividades saudáveis.
Existe por parte dos jovens que temos conversado diariamente o conhecimento que só existe e só é possível jogar ténis no Parque de Campismo, e que tem que ser pago.
O campo de ténis na Quinta das Âncoras está ainda no desconhecimento de vários residentes de Olhão.

Um problema que afecta o dia a dia da população é o facto de existir um problema com esgotos, que provoca a praga no local de mosquitos.
Esta situação já foi denunciado à Câmara Municipal de Olhão, por os residentes mas que ainda não foi resolvido, o mais estranho se torna quando em pleno verão, existem resíduos líquidos que estão à vista de todos, e que nem mesmo com o calor evaporam.



0 comentários: